sábado, 25 de outubro de 2014

MARCELO GAMA - BIOGRAFIA



Marcelo Gama (Mostardas - RS, 1878 - Rio de Janeiro - RJ, 1915) fez apenas os estudos primários, em Cachoeira do Sul - RS, em 1875. No período de 1898 a 1900 fundou o jornal Artes e Letras, em Porto Alegre, e a revista Lua, em Cachoeira do Sul. Em 1899 teve estréia sua peça "A Peste Bubônica", co-autoria de Zéferino Brasil*, na capital gaúcha, encenada pela Companhia Silva Pinto. Publicou crônicas sobre O Salão de Artes Estadual, no jornal Correio do Povo, em 1901. No ano seguinte, foi lançado seu primeiro livro de poesia, "Via Sacra", de estética simbolista. Ainda em 1902, ocorreram as estréias do monólogo "O Sonho" e da peça teatral "O Sol-à-Mão", escritos em parceria com Zéferino Brasil. Em 1903, teve seus poemas "Versos de um Coração" e "Ode à Morte" publicados no Almanaque Literário Estatístico do Rio Grande do Sul. Na década de 1910 publicou ainda "Avatar" (1904) e "Noite de Insônia" (1907). Em 1944 foi lançado o livro póstumo "Via Sacra e Outros Poemas". Segundo a crítica Regina Zilberman**, "a inauguração da estética simbolista no Sul é atribuída a Marcelo Gama, autor de Via Sacra, de 1902.".
Marcelo da Gama é o nome literário de Possidônio Cezimbra Machado. Poeta, jornalista, conferencista e teatrólogo. “Integralmente poeta” — escreve Andrade Muricy***, “queria viver no sonho e no mundo da poesia.” Como jornalista, exerceu essa profissão no Rio Grande do Sul e, depois, no Rio de Janeiro, onde sofreu um acidente mortal. Para Luís Correia de Melo, MG foi “um artista munificente do verso”. 


* Zéferino Brasil (Taquari, 1870 — Porto Alegre, 1942) poeta parnasiano e simbolista, membro fundador da Academia Rio-Grandense de Letras.
** Regina Zilberman (Porto Alegre, 1948) escritora e professora brasileira, licenciada em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, doutora em romanística pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e pós-doutorada em Rhode Island, nos Estados Unidos. É professora da UFRGS, vinculada ao Setor de Literatura Portuguesa e Luso-Africanas, além de orientadora de mestrado e doutorado, e uma das maiores especialistas em literatura infanto-juvenil e História da Literatura. Possui mais de vinte livros publicados e premiados na área pedagógica e educacional.
*** José Cândido de Andrade Muricy (Curitiba, em 1895 — +Rio de Janeiro, 1984) crítico literário e musical, autor de obras de ficção e de ensaios brasileiros. Pertenceu ao grupo Festa. Foi presidente da Academia Brasileira de Música e membro do Conselho Federal de Cultura. Em 1973, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário